AÇO – Segurança estrutural, beleza, sofisticação e vantagens para investidores
A Alliance, escolher o sistema construtivo em aço, não foi somente pela qualidade das construções, beleza, sofisticação, conforto… O conjunto final de uma obra realizada em aço é certamente a maior e mais satisfatória experiência que um cliente pode ter ao realizar o sonho da moradia ou ao investir neste mercado.
Além do mais o aço está presente na construção de habitações desde o século XVIII na Ásia, Europa e América do Norte… “O aço está em tudo. Desde a estrutura de nossas casas, utensílios de cozinha e eletrodomésticos que facilitam o cotidiano, meios de transporte e equipamentos essenciais para diversos setores até dispositivos tecnológicos que nos permitem construir um futuro com mais sustentabilidade e inovação. O aço está tão presente em nosso dia a dia que muitas vezes não percebemos.” (https://acobrasil.org.br/site/noticia/a-vida-tem-aco/).
Crédito do texto a seguir: CBCA, maior autoridade Brasileira em informações sobre aço.
A CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) foi criada a mais de 20 anos para juntar-se aos esforços de organizações nacionais representantes da indústria de aço, local.
O sistema construtivo em aço apresenta características significativas que trazem diversas vantagens, além de ser extremamente versátil e durável, está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentável.
O aço é um material 100% reciclável, podendo retornar aos fornos sob forma de sucata e se tornar um novo aço, sem perda de qualidade. A construção com estruturas em aço utiliza tecnologia limpa, reduz sensivelmente os impactos ambientais na etapa de construção e, concluída a obra, garante segurança e conforto aos ocupantes da edificação.
As construções em aço aportam benefícios para o meio ambiente atendendo às expectativas em relação à qualidade de vida de futuras gerações. Na busca pela sustentabilidade na construção civil, é essencial considerarmos todo o ciclo de vida da edificação, desde a concepção até o final de sua vida útil. É preciso lidar com todas as etapas já na elaboração do projeto, trazendo soluções para responder de forma adequada aos importantes desafios ambientais, sociais e econômicos relacionados ao empreendimento.
São questões amplas, que envolvem decisões desde a escolha da implantação às condições e custos de operação: a seleção dos materiais utilizados, a avaliação do impacto da obra em seu entorno e definições do conforto térmico, acústico e visual proporcionado aos usuários. Além disso, há a atenção com os aspectos sociais relacionados aos trabalhadores envolvidos ou à comunidade. É neste contexto que o aço revela todo o seu potencial para contribuir com o avanço da construção sustentável.
Liberdade de criação no projeto arquitetônico
A tecnologia do aço confere ao arquiteto total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.
Maior área útil, uso de seções de pilares e vigas de aço
As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante, principalmente, em garagens.
Flexibilidade
A estrutura em aço mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.
Compatibilidade com outros materiais
O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis “dry-wall”, entre outros).
Menor prazo de execução
A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.
Racionalização de materiais e mão-de-obra
Numa obra, por meio de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura em aço possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.
Alívio de carga nas fundações
Por serem mais leves, as estruturas em aço podem reduzir em até 30% o custo das fundações.
Durabilidade e garantia de qualidade
A fabricação de uma estrutura em aço ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.
Antecipação do ganho
Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.
Organização do canteiro de obras
Como a estrutura em aço é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento, madeiras e ferragens, reduzindo também o desperdício desses materiais. O ambiente limpo com menor geração de entulho oferece ainda melhores condições de segurança ao trabalhador contribuindo para a redução dos acidentes na obra.
Precisão construtiva
Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura em aço a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.
O aço é infinitamente reciclável
O aço é 100% reciclável e as estruturas podem ser desmontadas e reaproveitadas com menor geração de rejeitos.
Auxílio na preservação do meio ambiente
A estrutura em aço é menos agressiva ao meio ambiente, pois além de reduzir o consumo de madeira na obra, diminui a emissão de material particulado e poluição sonora geradas pelas serras e outros equipamentos.